terça-feira, 2 de agosto de 2011

Eu não tenho que

Vivemos num mundo de exigências.E nós somos os primeiros a exigir de nós mesmos.
"Eu tenho que conseguir";"Eu vou ganhar";"Tenho um prazo a cumprir";"Tenho que pagar";"Se eu não fizer, fico pra trás".São frases que dizemos o tempo todo, mas que não falam de nós.Elas falam só dos feitos e metas que temos que alcançar.
Eu não "tenho que" o tempo todo!Eu quero sim produzir algo, deixar uma marca, contribuir com alguma coisa.Mas será que eu não posso só existir espontâneamente?Já existem muitas obrigações no mundo pra eu me cobrar tanto.Eu quero escolher não escolher nada!Não quero ser obrigado a escrever nesse blog!
"A vida é um jogo, e você tem que vencer"- quem disse isso?Essa é uma frase muito capitalista(não é à toa que quem não se dá bem na vida é chamado de loser em inglês, que quer dizer 'perdedor'!)que gera uma competição nada saudável logo cedo na cabeça de uma criança.E se olharmos pra todas as outras pessoas como competidores, podemos passar por cima de outros sentimentos mais enriquecedores, como a ética por exemplo.
"O homem é o que faz".E se ele foi forçado a fazer?E se ele não teve escolha?Nesse caso, ele é simplesmente ele mesmo, ou o homem que a sociedade espera que ele seja?
Não temos que "vencer na vida".Só precisamos da liberdade necessária pra sermos felizes.O único adversário a ser "batido" somos nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário