terça-feira, 21 de junho de 2011

A lenda do guaraná

Quando se pensa em mitologia, logo todos pensam em mitologia grega.Mas muitos povos tem a mitologia como parte da sua cultura.Eis um exemplo brasileiro.
Na tribo dos Maués, no Amazonas, havia um casal muito querido por todos.O casal era feliz, porém mesmo depois de muitos anos juntos, não conseguiam ter um filho.Resolveram, então, pedir ajuda a Tupã, o deus dos deuses.
Depois de alguns meses, nasce um belo curumim, muito saudável, e que alegrou a tribo.O menino foi crescendo e era muito querido por todos.
Mas Jurupari, o deus da escuridão, começou a sentir muita inveja do curumim e do casal, tão admirados por todos.Ele, então, se transformou em uma cobra venenosa e ficou esperando uma oportunidade.Quando o menino se afastou sozinho na mata ele deu o bote.Ao encontrarem o curumim já era tarde demais.Ele estava morto.
Aos prantos, os pais da criança começaram a ouvir a voz revoltada de Tupã, em forma de trovão:
"Enterrem os olhos do curumim!"
Como bons índios que eram, os pais do menino obedeceram as ordens de Tupã.
No lugar em que  plantaram os olhos dele, nasceu uma planta cujos frutos pareciam olhos humanos.Nascia o guaraná, uma planta energética para os guerreiros e que fortalece os doentes.
Até hoje, em Maués no Amazonas, o festival do guaraná é uma comemoração muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário