terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os fa'afafine

Na cultura das ilhas Samoa, no pacífico, não existe o que na cultura ocidental nós chamamos de homossexual.Existe, sim, um terceiro gênero chamado de fa'afafine.Os fa'afafine nascem homens, mas se sentem vivendo no corpo errado e se sentem atraídos por homens.Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são mal vistas em Samoa, então sendo os fa'afafine considerados um terceiro gênero, eles podem se relacionar com homens.
Fa'a quer dizer "jeito de" e fafine "mulher", e apesar da definição literal, eles são bem aceitos.Como não podem deixar descendentes, eles se dedicam muito à família, especialmente aos sobrinhos.
Apesar de serem parte aceita da cultura local, existem organizações para defender os direitos dos fa'afafine contra pressões homofóbicas.A aceitação dos fa'afafine é algo milenar que já existia muito antes do cristianismo aportar por ali.
As ilhas Samoa são um exemplo de tolerância e aceitação da natureza de cada um.E, equivocadamente como muitos pensam, aceitar a diferença não quer dizer modernidade; aceitar a diferença quer dizer simplesmente que somos diferentes, mas temos sufocado isso por muito tempo.

Um comentário:

  1. Eu diria mais, a única coisa que nos torna iguais, pois é comum à todos nós, é a diferença, neste ponto somos todos iguais, sendo diferentes uns dos outros...

    ResponderExcluir