sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dicas ecológicas para o dia-a-dia


A cada dia que passa, fala-se mais e mais sobre o meio ambiente, ecologia, sustentabilidade etc. Mas, na prática, o que VOCÊ tem feito para construir um mundo melhor? Aqui vão algumas dicas simples (mas que fazem diferença!) para você aplicar no cotidiano:

- Não deixe os aparelhos eletrônicos ligados na tomada ou em posição de espera (standby) quando não estiver utilizando-os. É um desperdício de energia! Por exemplo: uma TV ligada 4 horas por dia consome por volta de 360 w por mês, o que equivale a R$ 2,20. No modo de espera, seria 80 w por mês, o que equivale a R$ 0,50. Isso só uma TV!
- Utilize lâmpadas fluorescentes ao invés das tradicionais incandescentes. Elas custam um pouco mais, porém, a longo prazo, vale o investimento pois elas podem durar até 10 vezes mais.
- Acostume-se a urinar enquanto toma banho (na piscina não vale!). Dessa forma, você estará economizando uma descarga na privada que pode chegar até 18 litros.
- Conserte vazamentos nas torneiras e privadas. Uma torneira pingando a noite toda pode ser suficiente para encher um balde de 10 litros.
- Não escove os dentes, faça a barba ou lave louça com a torneira ligada o tempo todo.
- Evite usar o chuveiro no horário de pico (entre 17 e 21 hs). Sempre que possível, deixe a chave na posição verão para economizar até 30% de energia.
- Reutilize a água da máquina de lavar para esfregar o quintal ou a calçada. Nenhuma calçada precisa de água potável da mangueira!
- Vá fazer compras com as sacolas retornáveis, pois as de plástico estão com os dias contados. As sacolas de plástico são um desperdício de material e um dos maiores causadores de enchentes, devido a quem as joga em córregos e rios.
- Assista à TV com a luz apagada. Fica mais parecido com cinema e você economiza!
- Reduza o seu tempo no banho. É possível tomar banho em 10 minutos e lavar tudo!
- Separe o lixo da sua casa mesmo que não haja coleta seletiva onde você mora. Assim você estará ajudando no trabalho de quem faz a separação de papel, metal, vidro, lixo orgânico, plástico e óleo de cozinha nos lixões e cooperativas.
- Use os dois lados da folha de papel e utilize papéis usados como rascunho.
- Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo. Pense no que vai pegar antes de abrir.
- Quando possível, opte por combustíveis menos poluentes como o álcool, gás natural e biodiesel.
- Compre produtos que venham com menos embalagens.

É difícil mudar hábitos, mas vai ser impossível viver daqui a algum tempo se não fizermos nada. Só chegamos a esse ponto por causa da nossa exploração desenfreada da natureza. Então, somos nós que temos que corrigir.
Passe essas dicas para as crianças. Se elas crescerem com esses hábitos, não vão precisar se “esforçar” para se adaptar como muitos adultos. Dessa forma estaremos deixando o ensinamento do equilíbrio ambiental e um mundo melhor para elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário