quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O espírito de porco natalino

Chega o mês de dezembro e a gente já sabe o que vai encontrar...
As ruas de comércio e os shoppings lotados de pessoas cheias de sacolas na corrida desenfreada pra gastar o décimo terceiro salário em presentes.Não importa a classe social, o que importa é a palavra "gastar".Gente tropeçando em gente, e isso fica ainda pior nos finais de semana, tanto que muitas lojas não aceitam trocas de mercadorias aos sábados e domingos.
Tem também os Papais Noéis sofrendo de calor dentro de roupas feitas pro clima da Lapônia.Essa importação de cultura é absurda, mas vale tudo pra se vender mais.O que uma rena viria fazer no Brasil se não fosse o Natal?Ainda se fosse um pinguim trazido por uma corrente marinha da Antártida...E a neve?Se dependesse de cair neve por aqui, o Natal seria só em São Joaquim, em julho e com apenas uns cinco centímetros de neve.
E as decorações das lojas e casas que podem ser vistas da lua?Fica bonito, mas gasta-se muita energia com isso.É só observar a conta em janeiro.
Sem falar do Papai Noel em si, que na verdade é um representante comercial disfarçado!Qual não é a decepção de certas crianças quando descobrem que o bom velhinho na verdade é o tio disfarçado?!
Bom, talvez isso seja bom pra preparar as crianças para as decepções da vida.E não acreditar em toda propaganda.Acho que eu é que não consigo me acostumar com o consumismo nessa época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário