segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Filosofia do entendimento

A pretensão de entender é uma coisa típica do ser humano.Mas e se não formos nós "os destinados" a entender tudo?Por que vivemos dizendo que isso ou aquilo não faz sentido?Por que a nossa "mente aberta" se fecha quando não compreendemos algo?
Não entendemos (ou não aceitamos porque não entendemos!)por que existe o bocejo ou porque existem diferentes danças do acasalamento ou porque a cultura do país vizinho é diferente...Então, como vamos entender coisas mais universais, ou até, mais sutis?
Falta modéstia quando dizemos: "Ainda não dominamos totalmente esta área!".Ainda não dominamos uma infinidade de áreas!Mas já destruimos várias delas no "nosso" planeta!
Dominar o conhecimento é uma grande pretensão.O conhecimento em si é superior, e não o ser humano.Se existe um conhecimento, então ele é o que "domina" tudo.Essa energia que move e liga tudo é que é a chave.Nós somos apenas pequenas peças tentando entender um mínimo dentro das nossas limitações, dentro de um pequeno espaço, dentro da natureza de um pequeno planeta.
Entendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário