terça-feira, 7 de agosto de 2012

Desabafo de atleta

Todas as vezes que um jogador de futebol chuta uma bola no gol, a câmera focaliza a sua reação imediatamente após o lance, tendo ele feito o gol ou não.E, quase que invariavelmente, se o jogador perde o gol, é possível ler em seus lábios algum palavrão.Eu já vi até "Atleta de Cristo" xingando depois de perder um gol!
Então, vejam este caso: depois das eliminatórias dos 200ms do atletismo das Olimpíadas de 2012, Ana Cláudia da Silva não conseguiu ficar entre as classificadas.Como ela tinha chances de se classificar - pois já tinha conquistado vitórias em outras competições - era natural não ficar nem um pouco feliz.Mas, mesmo assim, e ainda recobrando o fôlego, foi ela atender um repórter com a típica pergunta: "O que você achou do resultado?"."Uma merda!", foi o que ela disse num desabafo  de quem sabia que poderia estar entre as primeiras.E isso foi o que bastou para que locutores e comentaristas a chamassem de deselegante, atleta sem espírito esportivo e etc.Como assim?Ela não mandou o repórter à merda; ela estava assumindo que o próprio desempenho dela foi lastimável num português bem claro!E todos aqueles jogadores de futebol extravasando um gol perdido com um "Puta que pariu!" que todas as câmeras fazem questão de focar?Não é "deselegante" mostrar isso na TV?
Antes de se criticar alguém que vive sob pressão constante como um atleta, é preciso lembrar que eles são seres humanos e que em certos momentos precisam desabafar.E só quem vive de imagem como as pessoas da mídia são capazes de sufocar com hipocrisia um desabafo.Principalmente se esse desabafo for na forma de um palavrão.E que pode ser proferido até por quem se diz temente a Deus.

Um comentário:

  1. Interesante reflexión; era un momento muy delicado para el que se había estado preparando muchos años y al no conseguir el resultado esperado, expresó lo que sentía, pero tal vez debería haber utilizado otras palabras... ¡Buen artículo!

    ResponderExcluir