sexta-feira, 13 de abril de 2012

Crianças lisérgicas

Hoje, observando algumas crianças que quando estão parando de chorar começam a se distrair, me lembro de como acontecia comigo.Com os olhos ainda cheios d'água, eu começava a olhar para alguma luz.Apertando e abrindo os olhos, os raios de luz passando pelas lágrimas se transformavam em prismas.Era muito psicodélico, mas eu não sabia.
A criança sempre tem muita imaginação e cria com o que tem em mãos.Ela pode acreditar que um cano é um foguete e pronto.Ou pode criar um amigo imaginário (nesse caso ela não tem nada mesmo em mãos!).Mas, aí a gente vai crescendo e parece que vai ficando proibido de ter esse tipo de imaginação, proibido de libertar a nossa criança interior.Então, tem gente que começa a usar drogas pra encontrar algo, ou se soltar, e acaba reencontrando essa criatividade.Só que de uma maneira artificial, de fora pra dentro.Engraçado é que a pureza da imaginação infantil fica "proibida" pro adulto não passar por ridículo.Mas, daí ele parte pra uma droga que realmente é proibida!
Um amigo meu, por exemplo, ao tomar um ácido jurava que uma árvore queria abraçá-lo.Isso não lembra uma cena de um filme de Walt Disney pra crianças?
A verdade é que poderíamos manter essa criatividade infantil sem usar nenhuma droga.Afinal, quando éramos crianças, não usávamos "doce de adulto", mas mesmo assim nos divertíamos sendo criativos.Está tudo lá na nossa infância; está tudo dentro de nós.

2 comentários:

  1. "Um amigo meu, por exemplo, ao tomar um ácido jurava que uma árvore queria abraçá-lo."

    Lembro de uma situação parecida quando um conhecido daqui usou umas "coisas estranhas" e começou a ver árvores saírem do chão só e correr atrás dele... Mas voltando a questão da criança interior, em muitos casos, o mundo a nossa volta ou até nós mesmos é quem trancamos essa criança que nunca merecia ficar presa. Ela tem um momento em que pode ser libertada, pois é uma das melhores formas de relembrarmos uma das melhores épocas de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, a gente vai crescendo e trocando a fantasia genuína por alguma ilusão superficial qualquer...Procuramos no lado de fora o que poderíamos encontrar dentro. Temos saudades de alguma coisa que não sabemos o que é. A "reminiscência do belo" acredito que possa ser encontrada no artista que temos dentro de nós.

    ResponderExcluir