sábado, 30 de abril de 2011

A gaita

O instrumento é pequeno.Já o som tem um grande alcance.E se for mal utilizado pode ser bem irritante.Por outro lado, se for bem utilizado, é bem cativante.
"Adoro o som da gaita!"
Isso é o que a maioria das pessoas dizem quando ficam sabendo que você toca gaita.
Mas ainda assim existe um desconhecimento sobre o instrumento que não é tão popular no Brasil.Muita gente se arrisca a tocar gaita sem ter o mínimo de conhecimento básico.Acho que pouca gente faria isso com um trombone, por exemplo.
O erro é fácil de ser cometido, já que é um instrumento pequeno, fácil de se transportar e parece um brinquedo.
Mas a gaita é um instrumento como qualquer outro.Precisa de estudo, de conhecer como funciona e de saber tirar o melhor dela.
Os gaitistas que melhor sabem fazer tudo isso geralmente tocam Blues, mas isso não é uma regra.Existem boas exceções e se for bem empregada, a gaita pode se encaixar muito bem em outros estilos.
O que acontece em alguns casos é que alguns violonistas usam o apoio de gaita pra poder tocar simultaneamente com violão e isso não dá muita firmeza.Por outro lado, em estilos como o Folk, por exemplo, parece que o jeito de tocar misturando notas virou uma marca do estilo.Aí é um questão de gosto.
De qualquer forma, muitas pessoas tem uma aptidão natural pra música e podem se dar bem com qualquer instrumento que pegarem mesmo sem ter estudado.Mas estas são exceções.
Então pra que a gaita seja respeitada como um instrumento "normal", ela não pode ser encarada como um brinquedo de bolso, e sim, como o instrumento complexo que é.
Mas essa é só a opinião de um músico com um instrumento pequeno que nem se acha tão bom assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário