De tempos em tempos, as pessoas começam a usar certas palavras ou expressões que ficam em voga.Mas estar em voga não quer dizer que está certo, e nem que fica bom usar essas palavras em qualquer situação.
A palavra que está me incomodando no momento é diferenciado(a).Por exemplo, se você vai comprar alguma coisa e pede alguma explicação, o vendedor vem logo dizendo que o produto é diferenciado!Diferenciado do quê?Me dê um adjetivo que ilustre de verdade o produto, oras!Ou então, no futebol, onde também é recorrente, muitos dizem: "Aquele jogador é diferenciado!".Como se ele tivesse quatro pernas ou algo assim.
E existem também aqueles lastimáveis casos em que se tenta ofender usando o tal "diferenciado".Foi o que aconteceu quando uma pseudo-pessoa-de-classe(!) deu sua opinião sobre a abertura de uma estação de metrô no bairro - classe A-B - de Higienópolis, em São Paulo.Ela disse que o bairro não precisava de metrô porque assim ficaria cheio de "gente diferenciada".É por causa de pessoas como ela que o trânsito de São Paulo é tão "diferenciado"!
Mais um exemplo histórico: de tantas críticas que recebeu, o famigerado gerúndio - exaustivamente divulgado por operadores de telemarketing - tem aparecido menos na boca das pessoas.Mas como tudo é uma questão de fase, acho que agora muita gente anda abusando do "diferenciado".
Enfim, acho que as pessoas devem dizer o que realmente querem dizer ao invés de tentar se esconder atrás de falsas palavras sofisticadas que não exprimem clareza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário