quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cotas

A sociedade faz com que as pessoas se dividam em grupos com afinidades ou características semelhantes.Falando assim parece que não há nada de errado, mas não é tão simples.
A Parada Gay, o Dia da Consciência Negra, as cotas raciais, o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Índio são exemplos de alguns grupos ou datas criados a partir de algum tipo de exclusão.Não estou condenando a criação destes.A sociedade, ao excluir e marginalizar certos grupos, promove a ação de associações e pessoas interessadas em lutar pelos direitos desses grupos.Mas ao mesmo tempo, faz com que essas atitudes e iniciativas de se criar dias específicos, manifestações e leis sejam necessárias.Ter de chegar a esse ponto em que é necessário um dia no ano para lembrarmos que os índios eram donos dessa terra é sinal de uma sociedade que não sabe viver civilizadamente.Ou ter os olhares voltados para você na faculdade porque todos sabem que você só está lá pela cor da sua pele, também não cria um ambiente confortável para se integrar.
Sendo assim, acho que a luta por direitos é válida sim.Acho que as pessoas devem se unir.Mas as pessoas vão continuar confundindo o que é opinião e o que é fato, pois eu posso ter apenas um quarto de sangue negro nas minhas veias, e ainda assim, me sentir mais negro do que alguém que tenha metade.E não é isso que me distancia de alguém que tenha sangue 100% sueco.O fato de eu ter que lutar é que sedimenta a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário